A comunicação pública trata dos
processos de comunicação (instrumental) realizados pela sociedade civil
organizada, Estado, governo e terceiro setor, com foco no interesse público, na
formação de uma sociedade cidadã e democrática, em encurtar distâncias sociais
reduzindo as diferenças e em ampliar a capacidade analítica individual em prol
do coletivo.
A Constituição Federal de 1988
instaurou no Brasil o Estado Democrático de Direito, que tem como princípio a
co-responsabilidade do cidadão e do governo na formação do Estado e na defesa
do interesse público. Esse modelo cria uma atenuação das fronteiras entre o
público e o privado, abre espaço para a atuação da sociedade e de suas
organizações em áreas tidas até então como exclusivas do Estado e exige dos
cidadãos uma postura atuante, crítica e responsável. A comunicação, processo
básico da vida em sociedade, reflete esse novo ambiente e assume
características próprias, diferentes das que foram estudadas e conceituadas até
então. Surge, então, o conceito de Comunicação Pública.
Comunicação Pública é diferente
de comunicação governamental e de comunicação política.
A comunicação governamental é a
praticada por um determinado governo, visando a
prestação de contas, o estímulo para o engajamento da população nas
políticas adotadas e o reconhecimento das ações promovidas nos campos político,
econômico e social. Enfim, é uma forma legítima do governo se fazer presente
perante a população.
Comunicação política, ou
marketing político, é uma forma de divulgação de um político ou de um partido
político, com foco no processo eleitoral, e carece, portanto, da indispensável
legitimação da sociedade.
Tanto a comunicação
governamental como a política buscam atingir a opinião pública, frequentemente usando
a propaganda, buscando respostas rápidas e efeitos imediatos que possam ser
auferidos pelas pesquisas e transformados em estratégias de campanha. É comum o
uso extensivo e intensivo da mídia na competição por resultados eleitorais e/ou
político-partidários, e frequentemente servem como instrumento de gestão de um
processo social complexo, imprevisível e de difícil planejamento.
Já o conceito de Comunicação
Pública relaciona-se diretamente com a correta compreensão do termo "bem
público". Esse termo, por muitos anos, foi entendido erroneamente como o
"bem", ou "aquilo", que não pertence a ninguém. No atual
contexto em que vivemos no Brasil, o "bem público" é, e deve ser
amplamente compreendido e reconhecido, como "aquilo" que pertence a
todos. Logo, deve ser tratado e defendido como próprio, por dever e direito.
A Comunicação Pública implica
numa prática comprometida com a democracia e a construção da cidadania e é,
portanto, um conceito que supõe um posicionamento político (que não é o mesmo
que partidário). A abrangência do conceito é ampla e este não pode ser
reduzido, na medida em que precisa nortear uma legítima política de comunicação
entre Estado e sociedade.
Público é visto, na democracia
como o que convém e interessa a todos. Portanto, a comunicação pública pode ser
entendida como um processo de comunicação indispensável à democracia, como
maneira de garantir a liberdade e a autonomia da sociedade, tendo como
principais fundamentos a diversidade e a diferença. A Comunicação Pública é,
portanto, a comunicação que acontece no espaço público e pretende ser um meio
de negociação, debate e interesse público, envolvendo a Sociedade Civil, o
Estado e o Governo.
Fonte:
Wikipédia
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